Gliffy : fluxogramas online fácil e rápido

Fluxogramas, UMLs, organogramas são coisas que todo mundo, seja da área de tecnologia ou não, sempre precisa fazer um dia para complementar um relatório, uma apostila, um post e por ai vai. Hoje em dia existem várias ferramentas desktop bacanas para esse fim.

Mas e quando não temos nada instalado e precisamos fazer um fluxograma descente e rapidin ? Já vi gente até apelando para aquelas bizarrices do Word: pra alguns funciona, mas vai fazer um rascunho de UML/Diagrama pra ver o lado bom da vida.

Para quem precisa de algo assim, vale a pena demais experimentar o Gliffy. 😉

Descobri por esses dias o Gliffy, uma ferramenta online de geração de diagramas bem bacana, fácil de mexer e o melhor: GRÁTIS por 30 dias na versão Premium! A diferença crítica entre a versão Basic (que você terá após 30 dias se não quiser pagar pela versão Premium) além das adições significativas, é que você poderá ter apenas 5 mapas e todos eles serão públicos.

Então, se a sua idéia é mesmo fazer organogramas e coisas do tipo rapidim pra complementar aquele trabalho, essa é a ferramenta. Se você usa pra caramba, ainda acho que valeria avaliar a ferramenta, pois são apenas 5 dólares por mês. 😛

Para usar o serviço, basta se cadastrar e começar a usar. Enquanto estiver na versão Premium (que é a que você começa assim que se cadastra) você pode criar quantos documentos quiser.

Interface e uso

A interface é bem simplista e tem vários shapes (formas) acessíveis que podem ser usados e manipulados. Os menus também apresentam várias opções como agrupar elementos e afins.

A interface do Giffly é simples e intuitiva

A interface do Giffly é simples e intuitiva

A manipulação dos elementos é bem fácil também, com guias para aumentar, diminuir, rotacionar e inserir texto quando clicados duas vezes.

Manipulação de elementos

Manipulação de elementos

Outro lance bem bacana são as opções de propriedades e customizações, que são apresentadas num menu contextual, que apresenta diferentes opções dependendo do elemento selecionado.

Menu de opções contextualizado

Menu de opções contextualizado

Exportando

O Gliffy permite a exportação fácil para JPG/PNG. Ele possuiu um exportador para o Microsoft Visio também (formato SVG). Nunca se sabe né ?

Exportação

Exportação

E é isso

Para quem quer algo pra fazer algo simples e no pulo, taí uma ótima ferramenta para quebrar o galho. Para quem quer algo para substituir ferramentas desktop tradicionais, vale a avaliação: eu sinceramente achei bem mais prático e com opções que o OmniGraffle para Mac, um dos que o pessoal mais fala bem.

$imbora.

  • Pingback: Léo Hackin()

  • Muito bom post Hackin!
    Realmente muito útil saber que temos uma alternativa ao MS Visio, online e melhor ainda, de gratis para situações gratis! 😀
    Abraço

  • Rodrigo

    Interessante

  • Pingback: Rurônio()

  • Pingback: Brena Monteiro()

  • Pingback:  Rudy Mendes ()

  • Rhemerson Reis

    Muito legal Hackin, e que coincidência ser você o cara que me ajudou.
    Abraço e parabéns pelo post, foi bem útil para mim.

  • Erika Picinin

    Não consigo exportar de jeito nenhum. Só é possível exportar se vc pagou um plano?

  • Ei Erika. Tudo certo? Faz um tempo bom que não vou no Gliffy, então vou ficar te devendo essa. 😉