Vitória Digital

Vai acontecer amanhã, a partir das 8:30 no Centro de Convenções de Vitória com entrada franca, o evento Vitória Digital. Apesar da propaganda do evento em si não dizer exatamente o que será falado pelos palestrantes no seminário, acredito que a coisa principal seja:

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda – SETGER, convida para assinatura de convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para desenvolvimento do Programa Vitória Digital, que vai elaborar estudos de instalação de rede pública para conexão sem fio de internet em Vitória. Em seguida será realizado o Seminário Vitória, Cidade Digital.

Rede de conexão sem fio de internet em VIX ??? Será que não vou precisar mais do meu chip de dados da Claro pra ver e-mails quando estiver na Reta da Penha ? Será que você vai poder usar teu note onde quiser e quando quiser ? Parece que essa realidade pode se tornar verdade em breve.

Já tinha lido uma matéria sobre uma cidade do interior (sim, interior) de Sampa chamada Sud Menucci que implementou uma rede WiFi pública para a cidade. Pensei “Nossa! A primeira roça para Nerds que já ouvi falar na vida!”. hAH Ehae hae hae h Lá funciona e bem, obrigada. Todo mundo diz que ES é roça, mas cá pra nós: muita coisa vem mudando nos últimos tempos em termos de tecnologia e entretenimento. Porque não poderia mudar nesse sentido?

A nível de viabilidade técnica e de infra estrutura, acredito que Vitória teria culhão para um projeto desses. Afinal, com projetos como o Metrô de Superfície e coisas afins em trâmite, uma rede dessa sem dúvida iria formentar e muito a possibilidade de novos negócios que poderiam se aproveitar da rede sem fio para os mais diversos tipos de negócio:

  • vendedores com smartphones podendo fazer transações online sem precisar gastar granas exorbitantes com assinaturas de pacotes de dados;
  • sistemas móveis disparando e-mails e fazendo solicitações em tempo real à webservices para os mais diversos tipos de finalidades;

Nossa! Minha cabeça ja formatou umas 10 idéias diferentes sobre o que poderia se feito com isso e dispositivos de captação de dados tanto móveis como autônomos (pendure algo no poste e a magia acontece) e por ai vai.

Vamos ver o que vai rolar!

Abração a todos.